Como Gerar Leads Grátis: Dicas e Estratégias

por | 6 out 2023 | Geração de Tráfego

#
como vender mais online

É possível pensar em gerar leads grátis em pleno 2024? De acordo com a minha experiência profissional vou explorar as vastas possibilidades que o Google oferece para a geração gratuita de leads. Abordarei também a importância da geração de leads grátis no crescimento dos negócios e como o SEO, conteúdo relevante e outras estratégias podem otimizar seu site para atrair mais leads pelo Google em plena era das redes sociais. Discutiremos também o papel complementar do Google Ads e a eficácia de outras ferramentas como o Google Meu Negócio e o YouTube.

Seguidores Não São Leads

O conceito de leads é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, principalmente no meio digital. Leads são potenciais clientes que demonstraram interesse em uma empresa, produto ou serviço, fornecendo informações de contato que podem ser utilizadas para estabelecer uma relação comercial. Em tempos de redes sociais é importante destacar uma confusão que a rede social criou entre leads e seguidores.

Por quê seguidores não são leads. Ou sejam, seguindores consomem conteúdo, mas não necessariamente compram ou convertem. Mas a métrica de quantos seguidores você tem, acabou gerando essa confusão e uma angústia, se não tenho seguidores, não tenho negócio.

Baseado em minha experiência profissional, seguidores são aquelas pessoas que entram na loja, dão uma olhada e vão embora, com raríssimas exceções compram. Já Leads engajados, são gerados por uma intenção, são aqueles que vasculham e encontrando o que precisam compram, por quê já entraram na loja intencionados.

Leads engajados são vitais para negócios digitais, pois representam potenciais clientes interessados em sua oferta. É sobre converter esses visitantes em leads por meio de uma página atraente, um banner ou algum elemento que desperte a curiosidade do visitante para aumentar as chances do clique em um formulário ou botão do whatsapp. Mas claro, o processo inicia-se pela atratividade do título e do texto chamariz nos resultados de pesquisa do Google.

Os leads engajado são importantes porque representam pessoas que demonstraram interesse no que sua empresa oferece, aumentando as chances de conversão em vendas. Além disso, atraí-los gratuitamente pelo Google pode reduzir significativamente os custos com publicidade e marketing. Por isso gerar leads grátis é importante e fundamental.

Em minhas prestação de serviço de geração de tráfego aplico estratégias onde consigo atingir uma percentagem de  40% de leads grátis e 60% de leads pagos através de anúncios.

gerar leads grátis

O Poder do Google para Gerar Leads Grátis

Ao pensar em estratégias para gerar leads grátis, é impossível não mencionar o Google. Afinal, é o buscador mais utilizado no mundo, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente. Além disso, o Google oferece diversas ferramentas e recursos que podem ser usados para gerar leads gratuitamente.

Com a grande quantidade de usuários que utilizam o Google para realizar pesquisas para solucionar diversos problemas (dores) do seu dia a dia é importante que sua empresa esteja presente nos resultados de busca relevantes para o seu negócio. Para isso, é fundamental ter uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) bem elaborada, que inclua a escolha de palavras-chave relevantes, produção de conteúdo de qualidade e otimização do seu site para os mecanismos de busca.

Utilizar o Google para gerar leads gratuitamente é uma estratégia eficaz devido ao seu alcance e influência. Implementar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) permite que seu site se destaque nos resultados de busca, atraindo leads qualificados sem custos diretos.

É importante entender também, que esse conteúdo tende a ser ranqueado morosamente no início e mais rápido após algum tempo de publicação. Pois os algoritimos, de forma geral, começam a enxergar a sua relevância, porém só darão o ranqueamento após certo tempo de constância de publicação. Ou seja, gerar conteúdo é um processo para gerar leads grátis. Não é o fim, mas o meio para se chegar lá.

Assim, a otimização para motores de busca e a produção de conteúdo relevante são essenciais para gerar leads no Google. Palavras-chave estratégicas, um site otimizado e conteúdo que responde às necessidades do seu público são chaves para o sucesso.

Utilizando o Google Meu Negócio e o YouTube para Atração de Leads

Embora  Google Meu Negócio ou Google Business elas sejam ferramentas muito menosprezadas por aqueles que se dedicam muito às redes sociais e se esquecem que há um mar de pessoas pesquisando todos os dias, em busca da solução de um problema ou da sua dor. Elas são métodos adicionais qu fortalecem a presença digital de um negócio em uma mesma pesquisa no Google. Ou seja, claramente falando, você tem a oportunidade de aparecer 2x mais num resultado de pesquisa, do que somente com o seu site/blog para gerar leads.

Considere que estas plataformas melhoram a visibilidade local e permitem a criação de conteúdo em vídeo, ampliando as oportunidades de gerar leads grátis e engajados.

gerar leads grátis

A Solução: Blogs Hipersegmentados

Eu como gestor e prestador de serviços digitais, através da Agência de Marketing Online ofereço uma solução para negócios que buscam fortalecer sua presença digital e gerar leads orgânicos: a criação de blogs hipersegmentados. Esses blogs são desenhados para se alinhar com o conteúdo estratégico do negócio do cliente, destacando-se como uma ferramenta poderosa para atrair leads de forma orgânica. Ao focar em nichos específicos, a agência garante conteúdo altamente relevante que não só melhora o SEO, mas também engaja diretamente com o público-alvo do cliente.

Isso acontece porque o Google privilegia conteúdo em assuntos segmentados. Isso é garantido pela atualização do seu algoritimo, denominada EEAT.  Ou seja, Experiência, Expertise, Autoridade e Trust (verdade) o quanto é seguro as informações ali prestadas.

Nesse sentido, a grande questão é a experiência do usuário unida a expertise do blog. O assunto do qual o blog trata e o quanto ele é específico sobre isso. Autoridade e Segurança serão derivados dos dois itens anteriores.

Mas para se alcançar este resultado não é meramente um processo de postagem de textos. Há por trás uma metodologia, uma estratégia para que se atenda e faça o algoritmo do Google enxergar o blog e as métricas do EEAT dentro do blog. Somente após esta detecção é que acontece o ranqueamento.

Gestão do conteúdo do Site com IA

Aparentemente, em todas as vezes que falo sobre isso, as pessoas já imaginam um serviço temerário ou até mesmo simples, no sentido de solicitar à IA, a mais famosa delas Chat GPT., para que produza um texto recorrente e sobre determinado assunto. Porém, a minha prestação de serviço não se consolida dessa forma e nem poderia, por quê o Google, enxergando a massiva publicação de conteúdo em 2023, iniciou uma tratativa de exclusão de sites que não atendem a EEAT.

Engenharia de Prompt para o Conteúdo com IA

Por isso a estratégia de gestão e publicação de conteúdo utilizando a IA, utilizando da engenharia de prompt, altera os meus resultados e consolida o site/blog na primeira página dos resultados de pesquisa potencializando a visitação e a geração de leads grátis.

Aproveite o Potencial do Google para Leads Gratuitos

Gerar leads gratuitamente pelo Google é uma estratégia chave para o sucesso digital. Através da otimização de SEO, criação de conteúdo relevante, e a utilização de todas as ferramentas do Google, sua empresa pode aumentar significativamente a base de leads. A solução de blogs hipersegmentados oferecida pela Agência de Marketing Online destaca-se como uma estratégia eficaz para fortalecer a presença digital e capturar leads orgânicos, marcando a diferença no crescimento sustentável dos negócios na era digital.

Compartilhe  [Sassy_Social_Share]

Adoro nadar e assistir futebol, assim como adoro criar ações de geração de tráfego e leads para meus clientes.

Sergio Morici